domingo, 30 de junho de 2019

EMF

Mais lembrado pelo sucesso internacional "Unbelievable", o quinteto britânico de dance-rock EMF, foi formado em 1989, Cinderford, Inglaterra. Todos os cinco membros - o vocalista James Atkin, o guitarrista Ian Dench, o tecladista Derry Brownson, o baixista Zachary Foley, e o baterista Mark Decloedt - eram veteranos da cena musical local, antes de fundar a EMF, cujo nome supostamente significava "Epsom Mad Funkers" (embora foi amplamente especulado que as iniciais representavam "Ecstasy Mind F * ckers"). Com dois meses de formação, o grupo fez seu primeiro show; depois de conseguirem um sampler e um sequenciador da Casio, em uma loja local, juntamente com um elemento techno leve, adicionado ao som da banda. 


No final de 1990, o contagiante e internacional single de estréia, "Unbelievable", havia conquistado as paradas do Reino Unido; e atingiu o número um, nos EUA, no ano seguinte. O álbum de 1991, "Schubert Dip", também teve sucesso, gerando outro single de sucesso: "Lies". (O LP também ganhou considerável publicidade, quando Yoko Ono se opôs ao uso por parte do grupo, de uma amostra de voz, de Mark David Chapman, o assassino de John Lennon; a "ofensa" acabou removida de lançamentos futuros.) Em 1992, EMF retornou com "Unexplained" e "Estigma"; ambos os lançamentos tiveram um desempenho ruim nas paradas, no entanto, e a banda efetivamente desapareceu de vista, até "Cha Cha Cha", de 1995, e da coletãnea "Epsom Mad Funkers: The Best of EMF", de 2001.


- https://www.youtube.com/watch?v=NWT2m12zFaI

segunda-feira, 10 de junho de 2019

RIGHEIRA

Righeira foi uma dupla de ITALO-DISCO, formada na Itália, em 1981 e composta por Stefano Rota e Stefano Righi. O duo tornou-se famoso mundialmente pelo single "Vamos A La Playa", de 1983 (no Brasil, foi regravado pela boyband Bombom), escrito em espanhol pelos irmãos Carmelo e Michelangelo de La Bionda. A faixa (um manifesto bem humorado, sobre o jeito de falar dos hispânicos) alcançou o número 53, no UK Singles Chart. Nesse mesmo ano, foi seguido pelo single "No Tengo Dinero", que foi acompanhado de um vídeo animado dirigido por Pierluigi de Mas. 


Ambos os singles foram bem sucedidos nas paradas. "L'estate Sta Finendo" (O verão está acabando), foi lançado em 1985 e atingiu o número 2 na Itália, mas não conseguiu êxito nas paradas de outros países. Essa música desde então, se popularizou como um hino de futebol, parodiado e cantado pelas torcidas de vários times do mundo, como no Liverpool F.C., onde é conhecida como "Allez Allez Allez". O grupo ainda lançou mais três discos (Bambini Forever - 1986; Uno, Zero, Centomila - 1992; Mondovisione - 20007), de forma esporádica, e seus dois integrantes continuam trabalhando na cena musical italiana. Sua maior contribuição sempre será o inesquecível hit "Vamos a la playa", sempre executado nos bailes e festas, com temática caribenha.


-https://www.youtube.com/watch?v=u5ofHmyTUls

sábado, 8 de junho de 2019

BALTIMORA

Baltimora foi um grupo de dance-pop/New Wave, de Milão, Itália. Seu maior sucesso foi o hit single de 1985, "Tarzan Boy". O músico e produtor italiano Maurizio Bassi formou o projeto em 1984, com o cantor e dançarino Jimmy McShane, um nativo da Irlanda do Norte, que havia se mudado para a Itália. O extravagante McShane era essencialmente o frontman e o rosto da banda, com Bassi e um punhado de outros músicos italianos escrevendo e executando a maior parte das músicas. Com sua melodia pop-animada, e o "grito" do personagem Tarzan em seu refrão, seu single de estréia, "Tarzan Boy", tornou-se um grande sucesso no verão de 1985, primeiro na Europa, e depois na América do Norte. No final do ano, seu primeiro álbum, "Living in the Background", chegou à Europa, vendendo modestamente, apesar de sua faixa de sucesso. 


Um segundo álbum, "Survivor in Love", foi lançado em 1987, e não conseguiu captar a audiência do público, da mesma maneira de "Tarzan Boy". Com isso, o Baltimora se desfez pouco tempo depois. Bassi passou a trabalhar em vários outros projetos, e McShane, após ser diagnosticado com aids em 1994, infelizmente faleceu no ano seguinte. Nos anos após o desaparecimento da banda, algumas fontes afirmaram que Bassi era, na verdade, o vocalista em "Tarzan Boy", e na maioria das outras faixas do Baltimora. McShane dublava durante todas as suas performances ao vivo, e vídeos. Seja qual for o caso, o legado da música resistiu e se tornou um dos sucessos dance-pop mais conhecidos da história musical. "Tarzan Boy", está no ranque dos três maiores êxitos da ITALO-DISCO dos anos 80, ao lado de "Vamos a la playa" (RIGHEIRA) e "I like Chopin" (Gazebo).


-https://www.youtube.com/watch?v=ccMpHQ3Ohs4