O grupo synth-pop alemão Alphaville, teve grande êxito nos Estados Unidos com seus primeiros sucessos "Forever Young" e "Big in Japan", e seguiu para uma carreira duradoura na Europa, América do Sul e Ásia. Foi formado pelo vocalista Marian Gold, e tecladista Bernhard Lloyd, ambos membros da Comunidade Nelson, um coletivo de arte multimídia, situado em Berlim.
Gold e Lloyd faziam parte de uma banda de curta duração, chamada Chinchilla Green, e quando Lloyd começou a montar um novo grupo com o colega tecladista Frank Mertens em 1982, eles convidaram Gold para ser seu vocalista. Originalmente conhecida como Forever Young, a banda emprestou o nome Alphaville do aclamado filme de 1965, de Jean-Luc Godard. Em 1983, o Alphaville conseguiu um contrato internacional com a WEA, e no ano seguinte lançou seu primeiro single, "Big in Japan". A música logo se tornou um grande sucesso mundial, e o primeiro álbum, Forever Young, rapidamente alcançou as paradas musicais. Apesar do súbito sucesso da banda, Frank Mertens optou por deixar a banda no final de 1984, e o grupo adicionou o ex-membro da Chinchilla Green, Ricky Echolette na guitarra e teclado.
Em 1986, lançaram seu segundo álbum, Afternoons in Utopia, que introduziu um som mais exuberante e ambicioso para o trio, com dezenas de músicos contribuindo para o projeto. Para seu terceiro LP, The Breathtaking Blue, o trio colaborou com o produtor Klaus Schulze, um antigo membro do grupo Tangerine Dream e Ash Ra Tempel. A banda convidou vários cineastas para criar vídeos, para cada uma das nove músicas do disco, que foram lançadas sob o título coletivo "Songlines"; um dos vídeos, Balance, ganhou o Oscar de Melhor Curta Animado de 1990. Em 1992, Marian Gold lançou um álbum solo e o Alphaville começou a trabalhar em seu quarto álbum. As sessões aconteceram ao longo de dois anos e, em 1993, o antigo grupo fez suas primeiras apresentações ao vivo no Líbano e na Finlândia. O álbum Prostitute foi finalmente lançado em 1994. Em 1996, Ricky Echolette deixou a banda, com o grupo preparado para uma turnê mundial. (Algumas das músicas e performances de Echolette apareceriam no próximo álbum de Alphaville, Salvation 1997). O Alphaville se apresentou regularmente na Europa e América do Sul e celebrou seus primeiros 15 anos em 1999 com o Dreamscapes, um lançamento retrospectivo de oito discos, e logo depois começou lançando músicas na Europa, através de sua própria gravadora. Nesse mesmo ano, Salvation recebeu um lançamento tardio nos Estados Unidos, e o grupo se apresentou em Salt Lake City; esse show foi filmado e lançado no DVD Little America. Em 2003, Bernhard Lloyd anunciou sua saída do Alphaville; a formação oficial do grupo ficou Gold nos vocais, Martin Lister (diretor musical ao vivo) nos teclados, Dave Goodes na guitarra e Jakob Kiersch na bateria. Em 2010, após vários anos de turnê constante, lançamentos ao vivo e remix e vários projetos-solo, o Alphaville retornou com o álbum Catching Rays on Giant, seu primeiro lançamento comercial, em mais de uma década. Em maio de 2014, Lister faleceu inesperadamente. Seus posto foi assumido por Carsten Brocker. A baixista Maja Kim se separou do grupo em 2016, substituída por Alexandra Merl. No ano seguinte, Alphaville lançou seu sétimo disco, Strange Attractor. O grupo sempre foi e sempre será, um dos nomes mais fortes da cena eletrônica, além de ter os melhores videoclipes já produzidos nas décadas de 80-90.
-https://www.youtube.com/watch?v=1kl0l77eMjI
-https://www.youtube.com/watch?v=1kl0l77eMjI
Nenhum comentário:
Postar um comentário